De forma a manter o interesse e a motivação do formando bem como criar dentro do possível a coesão e entreajuda dentro grupo deverá ter privilegiar as seguintes estratégias:
- Criar tarefas que permitam ao aluno familiarizar-se com o modelo online, servindo de introdução ao meio e ao grupo.
- Encaminhar directa e indirectamente o formando e o grupo para o objectivo pretendido, evitando a dispersão e o desinteresse. Para tal deve recorrer a tarefas frequentes tais como desafios, trabalhos, perguntas e discussões de temas.
- Balizar o factor tempo de modo a evitar uma excessiva dispersão do formando, devendo criar tempos bem, definidos e realistas para o desempenho das tarefas dadas.
- Incentivar o trabalho em grupo, seja pela discussão ou comentários dos trabalhos do formando seja pela realização de tarefas ou trabalhos em grupo.
- Acompanhamento individualizado de forma a levar o formando à participação activa.
- Ser centrado no aluno e no conteúdo, e não no formador e/ou no meio.
- Desafiante para o formando. Levando a que este sigo um caminho de pesquisa e de preparação para lá do proposto no conteúdo.
- Ajustar a formação em função das necessidades do formando e do seu ritmo de modo a manter o interesse e a motivação em níveis elevados.
- Centrar no grupo de trabalho a actividade de forma a que se forme entreajuda entre os formandos e partilha de conhecimento.
Paulo Garcia
Sem comentários:
Enviar um comentário